quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

OBESIDADE INFANTIL





Obesidade Infantil - o que é, causas e conseqüências da obesidade infantil


Obesidade infantil
A obesidade é uma patologia que afeta uma grande porção da população mundial, principalmente nos países ricos e industrializados. Hoje, a obesidade é considerada uma epidemia e um caso de saúde pública.

O que é Obesidade infantil
A obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras. Uma criança é considerada obesa quando possui 20% a mais do peso ideal para sua idade. O cálculo é feito através do índice de massa corporal, calculado da seguinte maneira: peso (em kg) dividido pela altura ao quadrado.


Causas da obesidade infantil
Em uma criança, os períodos mais propícios para o surgimento da obesidade são o primeiro ano de vida e a fase pré-escolar.

Os fatores principais para ocorrer a obesidade infantil são: período curto de amamentação, ingestão de alimentos inadequados muito cedo, distúrbios na alimentação, relação familiar instável, além de problemas genéticos.

Conseqüências da obesidade infantil
Além das brincadeiras e dos apelidos recebidos por uma criança obesa que podem deixá-la traumatizada pelo resto da vida, existem várias conseqüências relativas a saúde que são um problema.

Uma criança obesa tem um alto nível de triglicérides e do colesterol além de alterações no que diz respeito ao corpo, na pele e na respiração. Normalmente, essas conseqüências se tornam mais visíveis na fase adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário