quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

para evitar vírus de computador



Nessa onda de conhecimento e acesso à Internet por várias pessoas (leia “A massa”), muitos usuários acabam se infectando e não fazem idéia de como aconteceu, que está infectado, como se livrar, tornando assim, uma imensa dor de cabeça para usuários de Windows. Aqui vai algumas dicas, porém você não ficará completamente isolado de pragas virtuais, ao menos terá uma noção.

É fundamental estar sempre com o antivírus atualizado, ativado e configurado para reconhecer e rastrear todos os arquivos. Cerca de 200 novos vírus são descobertos todo mês.
Dê preferência ao antivírus mais conhecidos no mercado e mais atualizados, tais como Avast (freeware), Panda e Norton (nunca fui muito fã dele).
Não abra arquivos anexados vindos através de e-mail de pessoas desconhecidas, muito menos arquivos suspeitos com extensão “.exe”, “.vbs”, “.bat” , “.pif’, “.com”, “.scr” e alguns outros que por hora não me recordo.
Desconfie de nomes sugestivos: “mulher nua”, “surpresa”, “eu te amo”, “alguém enviou um cartão virtual”, nomes de pessoas famosas e títulos engraçados entre outros. Arquivos que tratam de sexo e vantagens financeiras são sempre suspeitos. Mesmo que o arquivo venha de uma pessoa que você conheça, delete-o no caso de dúvidas. Seu amigo também pode estar infectado.
Fique atento também aos e-mails sem remetente, sem assunto ou com título em inglês. Os vírus modernos podem atacar no momento que o usuário abrir a mensagem do e-mail, ou seja, não necessitam de abertura do anexo para atacar. Claro, isso se você usa o Outlook para ler e-mails.
Não encaminhe nem responda e-mails de propagandas e correntes (spams). Ao pedir a retirada de seu endereço da lista, o usuário apenas confirma seu e-mail.
Faça backup de todos os seus arquivos e mantenha os discos atualizados, para não perder informações. Assim, haverá como recuperar os dados caso um imprevisto aconteça.
Só faça downloads de sites confiáveis. Caso seja necessário baixar algum arquivo lembre-se de ter certeza de que o anti-vírus está ativo. A maioria deles verifica o conteúdo à medida que vai sendo descarregado.
No caso de empresas, é importante adotar uma política de segurança para que os funcionários só utilizem o e-mail e a internet para fins profissionais. Se possível, deve haver bloqueio de arquivos e sites através de palavras-chaves e filtros próprios.
Não deixe a curiosidade te vencer. Antes de abrir arquivos suspeitos de conter algum vírus, pense no trabalho que dará recuperar arquivos infectados, perder outros, redigitar textos e formatar o disco rígido, entre outros procedimentos.
Visite sites de empresas especializadas na produção de antivírus para conferir os últimos alertas de segurança e instruções para se livrar dos vírus. Visite também sites de especialistas para ficar atualizado com as notícias sobre o assunto.
Quanto ao MSN e Orkut, dois dos melhores buracos para se passar códigos maliciosos. Não aceite arquivos enviados pelos seus amigos, não importa se é seu irmão, amigo de infância, tio, sobrinho, cachorro, gato ou o diabo a quatro. NÂO ACEITE. Eles podem ter tido a conta roubada. O mesmo vale para recados do Orkut. Mensagens fofinhas, com bichinhos e tudo mais, aquela coisa super “miguxa” pedindo um clique para ajudar na comunidade ou ver a nova foto.
Talvez assim você, caro leitor, perceba o quanto esse mundo virtual pode ser uma grande armadilha para jovens aventureiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário