sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

vovó salta de paraquedas ao 100 ans de idade e entra para o guinnes


Vovó de 100 anos salta de paraquedas em Macapá

Vó Iaiá: Agora, na velhice, estou jovem para tudo

Dona Aida Gemaque Mendes completou 100 anos de vida no dia 20 de novembro, mas vai mesmo comemorar a longevidade nas alturas, pertinho de Deus, em queda livre.

Vó Iaiá, como é mais conhecida, vai saltar de paraquedas pela primeira vez na vida, no sábado, 19, em Macapá (AP).

Ela quer o nome no Guinness Book (O livro dos recordes) como a mulher mais velha do mundo a saltar de paraquedas.

O título pertence a dona Encarnação Olivas que, em 1992, aos 82 anos, fez um salto histórico no aeroporto de Marília (SP).

A proeza de Vó Iaiá vem sendo organizada pelo Clube de Paraquedismo do Amapá. Nesta sexta-feira, ela voltará a ser submetida a novos exames sobre seu estado de saúde física e mental.

De acordo com Claudio Cavalcanti, do Clube de Paraquedismo do Amapá, o salto acontecerá a uma altitude entre 3 e 4 mil pés, na modalidade salto duplo.

Vó Iaiá ficará presa pelo equipamento de segurança junto ao corpo do instrutor paraense Pedro Paulo, que acumula experiência em mais de 6,5 mil saltos.

A aventura começou quando Josivaldo dos Santos, o Vavá, neto de Vó Iaiá, perguntou se ela teria coragem de saltar de paraquedas.

- Como tenho minha vozinha de 100 anos, dei a idéia para meus amigos do Clube de Parquedismo. Eles adoraram e ela aceitou prontamente o desafio. “Eu to dentro, vamos lá”, foi o que ela disse quando perguntei se queria saltar. E nós vamos conquistar esse recorde mundial. Ela não usa óculos, faz natação, caminha, joga futebol, toma uma cervejinha e dança pra caramba. Minha vozinha é uma pessoa admirável mesmo - afirma Vavá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário