domingo, 2 de janeiro de 2011

A espécie humana ainda pode evoluir?


No livro A origem das espécies Darwin propõe que os seres vivos evoluíram através de um processo chamado seleção natural. O termo evolução nos faz pensar no que ocorreu no passado porém, esse processo continua em andamento e irá continuar enquanto houver diversidade biológica. A evolução por seleção natural explica a diversidade do nosso planeta por 2 processos: a mutação e a especiação.
A mutação explica todo o processo de diversidade genética dos seres vivos. Ela ocorre em apenas um indivíduo da população e pode ter como conseqüência a alteração de uma característica bioquímica, física ou comportamental. Essa mutação será transmitida através da reprodução sexuada aos descendentes e, dependendo da vantagem da mutação, ela poderá aumentar ou diminuir a probabilidade de sobrevivência e reprodução do mutante, o que aumentará ou diminuirá a quantidade de indivíduos portadores da mutação. Caso siga aumentando no futuro toda a população poderá ser portadora dessa mutação.
A especiação é a base da teoria de Darwin, onde todos os seres vivos descendem de um acestral comum. A diferença entre as espécies está relacionada ao tempo de divergência entre elas, ou seja, quanto mais distante o ancestral mais diferente a espécie descendente. Segundo a lógica darwiniana, os eventos de especiação são naturais e freqüentes em todas as espécies.
Os eventos de especiação levam milhares de anos para acontecer. Isso significa que para surgir uma nova espécie humana, alguma população teria que ficar isolada geograficamente por milhares de anos do restante da população. Com a facilidade de deslocamento no mundo atual e cada vez mais a migração aumentando, fica muito difícil que esse isolamento ocorra.
Como é improvável o isolamento geográfico para o surgimento de uma nova espécie humana, outro tipo de isolamento deve ser considerado. Cerca de 10-20% dos casais são incompatíveis sexualmente, um deles não se reproduz especificamente com o outro, mas se reproduziria com outras pessoas naturalmente. Se soubéssemos qual o genoma que determina tal mutação, poderíamos criar uma base de dados onde todos os humanos com esse tipo de mutação poderiam se localizar e gerar assim uma nova espécie humana.
A principio, seriamos muito semelhantes a eles mas, com o passar do tempo a separação das duas linhagens começariam a divergir. FONTE:http://nerdice.com/2010/12/a-especie-humana-ainda-pode-evoluir/

Nenhum comentário:

Postar um comentário